“Mundo Anfetamínico” é uma experiência jornalístico-literária, às vezes poética e freqüentemente político-filosófica. Realizada em pleno espaço virtual, à falta de se poder tocar em suas páginas digitais, é possível explorá-la com abundância, na produção ou na leitura, sem que isso a desgaste.

Tal título, sugestivamente toxicomaníaco, em verdade se refere aos nossos tempos pós-modernos. Neste início de século apressado e ansioso, vive-se à velocidade de um cocainômano — a dependência química, aqui, serve de metáfora para múltiplas doenças contemporâneas.

A alienação em massa — no emprego, consumo ou entretenimento —, a aceitação da desigualdade social e a loucura das finanças, e todas as conseqüências, precedências e transcendências dessas maldições do acaso,  deveriam ser pauta para qualquer jornal que enxergasse além do materialismo (histórico ou banal). Coisa que não acontece — por sorte inventaram o blog, ferramenta suspeita.

A pós-modernidade é doente, como alertam alguns sábios ignorados. Embora represente o topo a que se conseguiu chegar, isso não significa que nossa época esteja livre dos monstros de todos os tempos. Pior, novos demônios não param de nascer — vide armas nucleares, cantores virais e cegueiras incuráveis.

Não se trata de catastrofismo. Falemos das beldades humanas, também, cantemos às musas! Mas não nos esqueçamos das mazelas constantes. Percebamos que a civilização está dopada e que o mundo, por assim dizer, é anfetamínico.

Bruno Cirillo, 21, repórter
cirillo7@hotmail.com

© Ilustração de Ralph Steadman (2000)
Anúncios

1 Comentário

  1. Marcus Vinícius Rezende Costa said,

    Bruno, tu és fera, e sob teu digito se abrirá um novo mundo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: