RECUPERADORAS DE CRÉDITO RENEGOCIAM DÍVIDAS

março 20, 2011 at 15:08 (Jornalismo)

O endividamento e a inadimplência cresceram. Certas empresas comemoram.

O endividamento dos brasileiros cresceu 59,4% de janeiro a fevereiro, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). As empresas de recuperação de crédito, que prestam o serviço de renegociar dívidas para outras companhias, costumam intensificar o seu trabalho nessa época do ano.

E, hoje, o cenário é favorável para essas empresas, visto que a inadimplência subiu 25,4% no primeiro bimestre, na comparação com o mesmo período de 2010, segundo o indicador do Serasa Experian – instituição onde os “nomes sujos” são consultados.

Nas negociações com devedores, as recuperadoras de crédito chegam a oferecer 60% de desconto. Se a dívida estiver rolando a mais de cinco anos, podem barganhar 80%. “As pessoas que pagam em dia, se souberem disso, vão ficar zangadas”, disse o presidente da Cobrart, uma companhia carioca do ramo, Luiz Felizardo Barroso.

Dr. Felizardo, o presidente da Cobrart

“Mas para receber o desconto é preciso ser inadimplente, muitas vezes com nome no Serasa”, continuou. O advogado atende a varejistas, como a Leader Magazine, e a instituições financeiras, a exemplo do Itaú Unibanco.

As formas de negociação variam na Cobrart, vão desde o envio de SMS’s até o de cartas, mas a principal abordagem é feita por telefone. O forte da empresa é um call center do qual os funcionários ligam para os endividados, cobrando-os com o oferecimento de vantagens no pagamento.

“A maior dificuldade é localizar as pessoas, principalmente as das classes C, D e E, que se mudam com frequência”, afirmou Felizardo. Mas ele garante que, depois de localizadas, as duas partes sempre chegam a um acordo.

A localização de endereços também é o principal problema para o analista financeiro Omar Malheiro, que dirige a recuperadora de crédito ATN Capital, empresa que contabiliza dois milhões de CPFs na carteira de cobrança.

“O consumidor, hoje, tem uma pessoa que trabalha na solução do problema. O cobrador é antes um consultor”, endossou Malheiro. Estabelecida no Rio de Janeiro, a ATN Capital presta serviços a bancos, universidades, varejistas e à Light, companhia responsável pela manutenção da energia elétrica naquele estado.

Alta e queda no consumo

“A safra [de consumidores] que está vindo agora, em função das compras de natal, é a maior do ano”, contou o diretor-executivo da recuperadora de crédito. “As empresas, principalmente as grandes, recorrem aos serviços terceirizados de recebíveis, que trabalham com call centers”, explicou. (Neste caso, o termo recebível equivale à recuperação de crédito.)

A atividade comercial caiu 7,2% em fevereiro, na comparação com janeiro, de acordo com o Serasa. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) registrou queda de 1,8% no índice que mede a intenção de consumir das famílias brasileiras. O esfriamento do consumo se deve, principalmente, ao superaquecimento consumista-natalino registrado em dezembro de 2010, mês celebrado pelo mercado como o melhor da década.

De ano em ano, comemorando os últimos quatorze natais, a ATN Capital já recuperou R$250 milhões para as empresas a que presta serviços, por meio da realização de “centenas de milhares de acordos” com consumidores endividados, segundo o diretor-executivo da recuperadora de crédito.

Dívidas de longa data

“Quanto mais tempo de dívida, maior o desconto”, afirmou Malheiros. “Mas a dívida vai sendo corrigida ao longo dos meses”, alertou, referindo-se às taxas de juros e outras complicações da inadimplência.

Tanto a Cobrart quanto a ATN Capital fazem cobranças em nome da Leader Magazine, uma rede de lojas fluminense. Segundo Malheiros, as empresas geralmente recorrem a mais de uma recuperadora de crédito para obter o dinheiro que lhe devem.

“Os bancos gostam de emprestar, mas não de cobrar. ‘Cada macaco no seu galho!’”, zombou Luiz Felizardo Barroso, o presidente da Cobrart. Cliente sua, a Leader Magazine estabeleceu em contrato que as cobranças devem ser feitas somente a partir do quinto mês de dívida de um consumidor.

Depois de fechado um acordo entre a empresa e o devedor, por meio da recuperadora de crédito, a intermediária envia um boleto para o inadimplente. Nada pessoal. Felizardo leva em consideração a seguinte ideia: depois de renegociada a dívida com o cliente, o propósito é torná-lo fiel à companhia credora, ou seja, a empresa com a qual ele se enroscou.

 

16 Comentários

  1. vera lucia barros fernandes said,

    paguei minha divida hj na leader,com quantos dias meu nome sai do serasa spc?

  2. vera lucia barros fernandes said,

    paguei minha divida hoje

  3. vera lucia barros fernandes said,

    paguei minha divida hj na leader

  4. SONIA MARIA DOS SANTOS said,

    SONIA MARIA DOS SANTOS CPF 92640273604 MEU TELEFONE 02737261883 OU 027996864080 EU QUERO PAGAR ESTA DIVIDAS

  5. Maira Tatiane mendes said,

    Quero negociar minha divida

  6. marcos pereira de barros said,

    ola boa eu gostaria de saber se vcs fazem negociaçao de divida com a leader magazine ?

  7. taynara said,

    negocia uma divida com a leader com menos juros se possivel entra em contato cmg 76762061 .quero menos juros por favorr

  8. ELISABETH DA SILVA OLIVEIRA said,

    GOSTARIA DE NEGOCIAR MH DIVIDA JUNTO A MARISA MODAS E LEADER MAGAZINE, A JUROS BAIXOS ,GOSTARIA DE UMA RESPOSTA RAPIDA . TEL. 21 71969588,OU PELO EMAIL.OBRIGADO

  9. fernanda ribeiro said,

    tenho algumas dividas espalhadas e procuro uma empresa q me forneça uma renegociação onde eu consiga fazer parcelas mas com todas as dividas juntas é possivel?consultei algumas empresas porem ha depoimentos de fraude e enrolaçåo,se alguem puder me ajudar eu agradeço muito!obrigada

  10. fernanda ribeiro said,

    tenho diversas dividas espalhadas,e tenho a intenção de renegociar todad elas e efetuar um pagamento só é possivel?.tenho consultado algumas empresas q fazem esse serviço,mas existem depoimentos de fraude,e enrolaçåo,se puderem me ajudar peço q entrem em contato por gentileza!obrigada

  11. lilia said,

    gostaria de limpar meu nome na leader magazine

  12. otair andrey dos santos said,

    gostaria linpar meu nome 07743344959

  13. ZAIDA FERREIRA NEVES said,

    Gostaria de negociar a dívida q tenho e saber se há possibilidade de readquirir o cartão de crédito desta instituição.

    CPF 33831017700

  14. franciele fernandes machado said,

    PRESCISO DE UMA EMPRESA QUE RENEGOCIE TODAS AS MINHAS DIVIDAS E DIMINUA OS JUROS
    E-MAIL:FRANZINHAEFLAVIA@HOTMAIL.COM

  15. mario sergio pereira said,

    preciso renegociar minhas dividas necessito de uma empresa que faça a renegociaçao pra mim favor entrar em contato fone 67-99895030.

  16. Robson Cesario said,

    Gostaria d negociar minha divida e precisava d uma resposta rapida

Deixe um comentário

