COMO UM GATO

julho 16, 2010 at 6:38 (Fotografia, Literatura)

Sonhei com um lugar enorme e antigo, cheio de escadarias entrecortando paredes feitas de pedra. Em todos os lados do primeiro andar, abriam-se janelas e portas, que deixavam entrar uma claridade matinal, alva e suave. No centro do saguão, repousava um imóvel. Era uma estante de livros esculpida em madeira escura, com prateleiras apoiadas em colunas grossas, da mesma matéria-prima mistamente colorida, de ébano e marfim. Formavam uma estrutura imperiosa, sólida e soberana. Não me lembro se se enfileiravam livros no imóvel. O centro do salão era inteiramente ocupado por esse cubo maciço. Todo o lugar provocava a sensação de se estar em uma universidade centenária, repleta de realidades indizíveis, certamente superiores.

A visita parecia o retorno a um local que já havia sido adentrado antes, por mim, em memórias inexistentes. Meu desejo era o de subir os lances de escada. Eu procurava algo no interior do monumento, felinamente. Queria explorar, percorrer astuto os aposentos e jardins, encontrar a essência da edificação mágica, que ainda recendia o frescor da aurora.

Empertigava-me o pensamento de que aquele poderia ser um momento eterno. Alguém havia me pedido para buscar algo ali. E lá havia ido eu, obstinado, como se conhecesse o local, ao mesmo tempo ávido de curiosidade para desvelá-lo, como um explorador.

Sorrateiro e ágil, movia-me feito um gato. A nostalgia tomava-me conta: era um lar.  Percorria-o cheio de  disposição e destreza,  entendendo que pesquisava na casa o conhecimento absoluto, o repouso do ser. Um sonho, em uma biblioteca flutuante invadida pela luz do sol. Explorei-a a quatro patas, mas minha memória já não alcança seus detalhes. Acordei, e da cena só lembra-me-ia à noite seguinte. O sonho acabava.

¤ Foto de Olívia Fuchs
1 Comentário

  1. Olívia said,

    Que sonho mais interessante! Era verdadeiro ou apenas um relato descritivo?
    Quão fascinante não seria viver como um gato não?
    O seu seu sonho me colocou a pensar que, sonhar é tão bom!

Deixe um comentário

