JAZZ SINFÔNICA DE DIADEMA SE APRESENTA NA VIRADA CULTURAL

maio 16, 2010 at 21:14 (Jornalismo)

Conjunto estreou o concerto Cartoon, sobre trilhas sonoras de séries de desenho animado

Amanhecia, quando a Banda Jazz Sinfônica de Diadema preparava o seu novo espetáculo, Cartoon, para estreá-lo na sexta edição da Virada Cutlural de São Paulo, ao lado da Estação da Luz. Por cerca de 1h30, tempo alinhado com o alvorecer, ouvia-se dezenas de instrumentos orquestrais sendo afinados por detrás de uma cortina preta.

Às 7h de domingo, o show começara, como previsto. Cerca de cem pessoas assistiam à formação inusitada do grupo no palco, uma big band de jazz posicionada na retaguarda de uma tradicional orquestra sinfônica. Ambas coordenadas por um maestro norte-americano, o Todd Murphy.

O concerto, especialmente elaborado para a estréia no evento paulistano, se baseia em 12 arranjos produzidos sobre temas musicais de desenhos animados, animações e seriados famosos. “Esta é a primeira vez que a banda executa esses arranjos [ao público]. Encomendamos quatro deles dos Estados Unidos”, contou Paulo Assis.

O diretor artístico da Jazz Sinfônica vê na Virada Cultural uma grande chance de aumentar o público do conjunto de Diadema. “A expectativa é muito grande, para que a banda ganhe visibilidade e nós tenhamos como sustentar ela. É um projeto caro”, declarou.

Na Praça da Luz, os 26 integrantes do grupo apresentaram algumas das trilhas sonoras mais conhecidas do repertório infantil televisivo. Desde o clássico jazzístico de A Pantera Cor-de-rosa até a animada sinfonia de Os Simpsons.

Em Cartoon, o balanço do jazz, sincopado e estridente, não atrapalha ou contamina a pureza sinfônica da orquestra, mas, sim, a complementa e embasa, simultaneamente. Com freqüência, a big band serve de pano de fundo para a diversificada riqueza dos instrumentos de sopro – cinco saxofones, quatro trompetes, quatro trombones e duas duplas de flautas e clarinetes.

“Os arranjadores são conhecido nossos, eles têm um estilo jazzístico. No nosso repertório, 90% das músicas são brasileiras, com jazz. O maestro é americano e tem o sotaque do jazz. A big band dá o suingue para a orquestra. É uma combinação muito bacana”, disse Assis.

Atrás do palco, em uma tela branca, eram projetadas cenas dos desenhos animados correspondentes às músicas em execução. A cantora paulistana Patty Ascher, que faz sua segunda participação na Banda Jazz Sinfônica, orou uma breve análise sobre o papel social desempenhado pelos produtos da TV.

“Cartoon é uma forma divertida de crítica à sociedade, que anima o dia-a-dia. Os Simpsons nunca perdoaram nada nem ninguém, nem mesmo a caricata classe média norte-americana”, exemplificou.

Além de Cartoon

Bem aplaudido pela centena de espectadores que compunha o público, no palco Orquestra da Virada Cultural, o conjunto ainda teve outra apresentação marcada para o evento de 24 horas. O grupo executou o concerto Noel Rosa, composto por clássicos do mestre sambista, às 14h de domingo, no CEU Jardim Paulistano, na Brasilândia.

A Banda Jazz Sinfônica de Diadema foi criada em 2001, e desde então é mantida pela Secretaria de Cultura da cidade. Atualmente, o investimento é repassado pela Associação Musical de Diadema, que também mantém a Banda Lyra e algumas oficinas de música no município. A big band e orquestra contam com um repertório recheado de grandes nomes, como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Charlie Parker e Dizzie Gillespie.

O trabalho artístico do conjunto pode ser conferido no Teatro Clara Nunes, no Centro Cultural de Diadema, onde os músicos ensaiam e fazem espetáculos. A banda participa dos projetos Arte dos Terminais, que oferece entretenimento nos terminais da EMTU, e Som do Meio Dia, em espaços públicos tais como parques, praças e hospitais.

(Foto de Olívia Fuchs)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: