ÔNUS AO LULA

maio 6, 2010 at 19:42 (Jornalismo)

O ônus político foi passado ao presidente Lula, que deverá vetar o reajuste de 7,71% para as aposentadorias acima de um salário mínimo, quando a Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 475, na última terça-feira (4/5).

O Senado Federal deverá manter a decisão, evitando o desgaste político dos senadores, da mesma forma que fizeram os deputados. Em ano de eleição, os parlamentares decidiram votar por um reajuste superior aos 7% que garantia o governo, depois de meses de negociação.

“É a noite da irresponsabilidade!”, exclamou o deputado federal Arnaldo Madeira (PSDB-SP), durante a sessão na Casa. Com o aumento de 7,7% nas aposentadorias, é previsto pela Câmara um gasto adicional de R$1,8 bilhão na Previdência Social. Caso o reajuste fosse de 7%, estima-se que R$700 milhões seriam poupados.

A proposta original da MP 475 previa um índice de menor aumento para as aposentadorias: 6,14%. O universo que poderá ser beneficiado pelo reajuste conta com nove milhões de aposentados – cerca de 70% do total.

Ao vetar a medida, para não comprometer ainda mais as contas de uma Previdência Social crescentemente deficitária, Lula perderá boa parte do eleitorado composto por idosos.

Eles, que não são obrigados a votar, naturalmente repudiarão a atitude do presidente. Alguns ficarão em casa, por direito, no dia da eleição presidencial, em vez de dedicarem a ida às urnas para a candidata do PT, Dilma Rousseff. Outros escolherão os candidatos adversários.

Para deputados federais e senadores, uma vez tomada a decisão de reajustar as aposentadorias, fica preservada a imagem pública do Congresso Nacional perante os velhinhos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: